5 Dicas para Iluminar Jardins e Varandas
garden by night

 

Os ambientes externos devem ser tratados de modo totalmente diferente dos internos quando o assunto é iluminação. Enquanto nos ambientes internos o dilema costuma se resumir simplesmente à escolha de uma luz fria ou quente e de um lustre bonito, nos ambientes externos, como jardins e varandas, é necessário levar em conta muitas outras variáveis.

O estilo desses ambientes pode se transformar por completo com uma ou outra iluminação, podendo ser mais frio, quente, cênico, objetivo ou até conceitual. Isso sem contar que esse importante detalhe tende a complementar projeto paisagístico, que podem ser atenuados ou ainda mais valorizados com um bom projeto de iluminação.

Pois foi tendo em vista essas e muitas outras questões que resolvemos preparar este post com algumas valiosas dicas que devem ser levadas em consideração na hora de iluminar adequadamente seus jardins ou sua varanda. Então acompanhe conosco!

Fios protegidos

Antes de efetivamente escolher o tipo de iluminação e o estilo que você deseja imprimir à sua varanda ou ao seu jardim, é preciso investir em segurança. Assim, para que não aconteça nenhum acidente com os moradores, as visitas ou até seus animaizinhos de estimação, a instalação da fiação deve ser feita por baixo da terra. Outra alternativa é suspendê-la a uma altura fora do alcance das pessoas. Vale ressaltar que os fios devem estar devidamente encapados e adequados tanto às cargas dos circuitos individuais como ao somatório das potências empregadas.

 Lâmpadas de LED

A maioria dos designers de iluminação diz que as melhores opções para os ambientes externos são as lâmpadas de LED, pois elas são econômicas, têm uma vida útil bem mais longa e não aquecem muito, não proporcionando o risco de ressecar ou queimar as plantinhas devido às altas temperaturas exaladas pelas lâmpadas comuns. Ou seja, o LED valoriza a beleza das plantas sem as prejudicar.

Efeito selvagem

Se você deseja acrescentar um toque de selva à vegetação do seu jardim, a iluminação pode ser exatamente o recurso que faltava. O efeito é conseguido por meio da alternância entre sombra e luz, sem iluminar completamente o ambiente e aproveitando as próprias plantas como obstáculos à iluminação total. Por esse motivo, as luminárias são colocadas entre a vegetação, não nos corredores ou suspensas em postes.

Iluminação geral

Se você deseja fazer uma iluminação totalmente uniforme no seu jardim, recomenda-se o uso de postes e refletores. Por meio deles, a luz será direcionada para cima, refletindo em todo o ambiente. Essa opção é menos estética e muito mais prática e objetiva, pois não acrescenta uma função decorativa para a iluminação, visando apenas sua funcionalidade.

Pontos de destaque

Se seu jardim ou sua varanda possuem esculturas, árvores, arbustos ou alguma outra peça que merece maior destaque, um tipo específico de iluminação pode ser a solução. Luminárias devem ser instaladas no solo ou logo abaixo do elemento a ser destacado, de modo a refletirem sua luz de baixo para cima. A luz ao redor deve estar completamente ausente ou ser bem menos intensa, contribuindo para a iluminação individual.

Os melhores itens para iluminar o jardim, você encontra em www.casashow.com.br. Acesse e confira os produtos e promoções que combinam com a sua casa e com você!

Fonte: https://blog.casashow.com.br/5-dicas-iluminar-jardins-varandas/

iluminação_quintal_matéria